Amantes da Corrida

AQUI É AMANTES,PORRA!!!

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

MAGRELOS, OBESOS, MUSCULOSOS: QUEM LEVA A MELHOR?



MAGRELOS, OBESOS, MUSCULOSOS:  QUEM LEVA A MELHOR?




Duvido que ninguém tenha pensado: "Corredor que é corredor é magro", "Gordinho pesa demais, e não tem velocidade",  "Musculosos servem para treinos de academia".
 
D U V I D O O O O  deodó!
 
Então que tal a gente falar dessa coisa de magrelos, gordinhos, musculosos para saber: Será que dá, mesmo treinando igualzinho, pra fazer tempos iguais?  Será, será, seráaááááá????
 
Muitas pessoas já me disseram que não correm, porque estão acima do peso...Ah tá...e talvez se corressem  poderiam ficar abaixo né não? 
 
Outras dizem que não conseguem baixar os tempos também porque estão acima do peso....Há também os que dizem que o cara é mais veloz porque é mais magro ou porque tem bastante músculo e portanto teria mais força.
 
Mas eu estava pensando cá com meus botões: Será que os mais gordinhos, os magrinhos e os que possuem mais massa tem as mesmas condições em provas?
 
 Eu fiquei pensando nisso, porque quando fiz meu melhor tempo nos 10km, 0:46:05, coincidiu justamente com o período em que eu treinava mais e que consequentemente estava mais magra.
 
 Pois bem...pesquisa feita.... Uma coisa é certa:  A dificuldade dos gordinhos em correr é maior, ele vai sofrer um pouco mais para terminar a prova, porém, muita calma nessa hora, pois nem tudo se resume assim de forma tão simplista. 
 
Até  10km o sujeito pode ter uma massa muscular mais avantajada do que o corredor de provas acima disso. Sabe por quê? Porque hoje em dia em provas  de até 10.000 metros, os tempos estão tão fortes que parecem provas de meio-fundo.
 
Para se ter uma idéia, peguemos como exemplo um recorde mundial na distância de 10km em pista estabelecido em 26’17", ou seja, o recordista mundial fez em cada volta de 400m, o tempo de 63segundos. CARACAS!!!!!! Para quem corre, sabe o que é fazer uma volta de 400m para 63s, faz-se força, agora imaginem vocês darem 25 voltas para esse tempo, sem descanso.
 
Resumindo, o cara tem que ter uma certa velocidade e força. Um magricela não tem tanta força assim, aí é preciso massa muscular para agüentar o tranco. Mas vejam bem, massa muscular não quer dizer gordura e também não quer dizer excesso de músculos.
 
 Aiiiii que difícil que tá isso pra entender....rs...
 
Já um corredor de longa distância, acima de 10.000metros, se tiver muita massa prejudica o desempenho, pois é um peso a mais para carregar, apesar de que correr uma maratona para 2h04m27s, por exemplo, ou seja, 71s a cada 400m, em média, também não é para qualquer um.
 
 Nas provas que participo vejo gente de todo tipo...desde aqueles mulequinhos magrinhos feito frangos até homens gigantes, cheios de músculos que passa logo de cara a impressão de que tem dificuldade até para andar, quiçá para correr.
 
Volto a dizer, quando fico mais magra, corro mais. Não adianta eu me alimentar legal, fazer musculação, ser forte, cheia de músculos. Isso atrapalha. Você perde um pouco a mobilidade. Ter um pouco mais de massa muscular ajuda bastante, mas músculos em excesso não, aliás, atrapalha.
 
 Muita gente quer por que quer correr maratonas, provas de 10km, mas se esquecem que não estão preparadas para isso naquele momento. É preciso primeiro fazer um trabalho de perda de peso, de fortalecimento, para somente depois disso iniciar os treinos.
 
Os personais training, professores de Educação Física, preparadores deveriam parar de enganar alguns alunos ao dizerem que todos tem condições de completar uma maratona. Ter condições, até que tem, mas o preço que se paga é um pouco alto para alguns. Essa coisa de superação a qualquer preço me incomoda, sabe...Tenho um conhecido que tinha sobrepeso, começou a correr.  Três meses depois colocou na cabeça que faria uma maratona. Ele fez. Mas ficou 1 ano depois sem correr, pois teve uma lesão séria na tíbia por conta justamente do sobrepeso.
 
Como eu disse acima, ter massa muscular não quer dizer ser gordo. Quando corremos, nosso principal combustível (fonte energética) é o glicogênio e depois a gordura é queimada. Quem é um pouco obeso ou está acima do peso, dispõe de mais energia a ser queimada , porém o grande inconveniente é o peso extra que acaba se carregando, podendo haver um cansaço prematuro, e sobrecarregar a musculatura e as articulações, levando até a uma lesão, como foi o caso que eu citei ai em cima.
 
 Por isso geralmente os maratonistas ou fundistas são mais magros, e nem sempre são magros por que simplesmente fecharam a boca ou fizeram algum regime milagroso, e sim o treino que exige muita quilometragem e dedicação e conseqüentemente se acaba emagrecendo de forma natural.
 
 Quando eu engravidei, engordei 13,5kg, Imaginem eu com 1,52 de altura, pesando 47kg atualmente, com 13,5km a mais???? Na primeira semana, após ter o meu filho, perdi de cara 8,5kg...na facilidade, sem fazer nada....
 
Após 2 meses, voltei a treinar. Os 5 quilos  que restavam foram difíceis de perder. Nessa época tive a oportunidade de ver como quilos a mais dificultam o treinamento. Eu cansava logo, suava muito, as pernas pesavam, as costas doíam. Depois fui perdendo naturalmente, com os treinos, sem dieta.
 
Atualmente estou tentando entrar na garrafa...rs....Quero enxugar tudo para a prova do dia 13 de novembro. Preciso de velocidade. E pra isso, nada de massa muscular, só fortalecimento mesmo.
 
Então bora concluir a parada aqui...rsrsrs... magro demais não tem força pra encarar o tranco, obeso, se cansará mais rápido e forçará mais as articulações podendo causar lesões, musculosos em excesso perderão a mobilidade durante a prova.

O ideal mesmo é unir a corrida à musculação e boa alimentação e ai sim, os resultados irão aparecendo.
 
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Enviar um comentário